O Cantinho dos Curiosos

Agrupamento de Escolas nº1 de Portalegre - EB1 c/ JI de Assentos

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

"Livro com Cheiro a Chocolate" VI - " A bruxa Lindinha e o bruxo Bonzão"


Com a história "A bruxa Lindinha e o bruxo Bonzão" recordamos a classe dos nomes e as subclasses.
Aprendemos que os nomes variam em grau (diminutivo, normal e aumentativo).
Nesta história a Alice Vieira brinca com os graus dos nomes.
No caderno fizemos uma lista de nomes nos diferentes graus e depois fizemos escrita criativa, que se chamou: "Uma viagem à terra do inho, inha, ão e ões".
A turma foi dividida em 4 grupos e cada um dos grupos fez a sua "viagem".
Primeiro tivemos que escrever uma lista de palavras terminadas com cada um dos sons (um som para cada grupo). Depois tivemos que escrever um texto engraçado utilizando essas palavras.
Ficaram textos muuto engraçados.
Ora vejam:


"Viagem à terra da inha"




Eu tenho uma gatinha
na casa da Renatinha
que até é lindinha.

A minha gatinha
come sopinha
na minha cozinha.

Eu levo-a à festinha
da minha vizinha
com a cadelinha.

Ela viu uma galinha
e partiu a jarrinha
que estava na salinha.

Uma engraçada ratinha
saiu da garrafinha
e roeu a minha roupinha.

naquela casinha
havia uma coelhinha
que tinha uma casaquinha.

Chegou uma bruxinha
com uma cestinha
que tinha uma bolinha.

Eu vi uma canetinha
desenhei uma pinha
em cima da mesinha.

A bruxa tinha uma caixinha
com uma borrachinha
num saco com farinha.

Acabou a festinha
e eu fiu sozinha
para a minha casinha

Bárbara, Samuel, Marco, Inês Isabel, Carina




"Viagem à terra do inho"





O João tomou banho com o vinho
e ficou com um problemazinho.
O meu irmão quer um animalzinho
que viu no caminho.
O bebé tem um cabelinho
que cresceu como o pelo do gatinho.
O Paulo é lindinho
e também é um bruxinho.
Na minha casa há um cãozinho
que á noite lê o jornalinho.
eu vi um ratinho lindinho
que calçava um sapatinho.
O meu cão velhinho
passeia de mão dada com um diabinho.

Renata, Rodrigo, Lino, Carolina



" Viagem à terra do ão"





Era uma vez um menino chamado João, que vivia num casarão e tinha um irmão. O seu irmão chamava-se Julião e eles adoravam o seu cão, cujo nome era Dragão.
Os meninos passavam o tempo a brincar aos polícias e ladrões com o seu cão. Eles estavam sempre a fazer um jogão de palavras terminadas em ão.
- Simão, feijão, melão... - dizia o João.
- Ladrão, coração, Japão, furacão... - respondia o Julião.
Um dia decidiram jogar ao pião porque fartaram-se de jogar ao ão. Mas, o jogo do pião terminou numa grande discussão.
- Eu jogo melhor que tu! - dizia o João.
- Oh! Até parece...Tu és  muito espertalhão!- dizia o Julião, gozando com o irmão.
A mãe ouviu aquela discussão e aproximou-se.
- Acabem já com esta confusão, senão ficam sem televisão.
-Mãe...mas... - dizia o João.
- Não quero saber de discussões por causa de jogos.
Vão brincar com o vosso cão que é muito brincalhão.
E eles lá foram brincar e baixinho ouvia-se palavras terminadas em ão, mas desta vez faziam quadras:

O João adora come melão
e o Julião gosta de limão.
Um tem um grande coração
e o outro é muito brincalhão.

Margarida, José Maria, Victor, Daniel, Cátia, João Pedro Martins (Oficina MEL)



" Viagem à terra dos ões"





Brincadeiras com os "ões"

Nós fomos brincar com os cadernões
e fizemos desenhos de aviões.
Nós sonhamos com balões
que têm bonitos botões.
Os nossos novos casacões
têm belos medalhões
Nós temos uns gatos lindões
que parecem uns corações.
Os nossos lindos gatões
gostam de fazer canções.
Nós vimos uns camiões
que estavam cheios de limões.
As nossas classificações
foram vistas por uns bruxões.
Nós temos uns garrafões
que têm lá dentro anões.

Ana sofia, João Pedro Félix, Renato, Inês Filipa, Fernando

1 comentário: