O Cantinho dos Curiosos

Agrupamento de Escolas nº1 de Portalegre - EB1 c/ JI de Assentos

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A lenda das Maias


As lendas são histórias que se contam, mas que não se sabe ao certo se são verdadeiras ou não.
No dia 23 de Maio é o dia do concelho de Portalegre porque foi nessa data que o rei D. João III elevou Portalegre à categoria de cidade. Como nesta altura do ano os campos estão cheios de malmequeres brancos e amarelos, é costume, durante as festas da cidade, as meninas vestirem-se de branco e enfeitarem-se com fios e pulseiras feitos destes malmequeres. Também costumam ver-se carroças enfeitadas a desfilar pelas ruas da cidade.
Relacionada com estas flores, também chamadas maias por darem flores no mês de Maio, é conhecida em Portalegre uma lenda, que é chamada a Lenda das Maias





A Lenda das Maias
Conta-se que há muito tempo morava nestas terras onde hoje se situa a cidade Portalegre um senhor chamado Lísias e que tinha uma filha chamada Amaia.
Amaia tinha um amigo de quem ela gostava muito, chamado Tobias e que era pastor.
Um dia, enquanto eles guardavam o gado nas margens do ribeiro do Baco que passava próximo, Amaia fazia lindos colares de malmequeres brancos e amarelos e Tobias tocava flauta.
Mas um dia apareceu junto deles um vagabundo que os assustou. Tobias, quando o viu fugiu e escondeu-se numa árvore, enquanto Amaia tentava dar-lhe água. Mas o vagabundo queria era fazer-lhes mal. Tobias tentou defender Amaia, mas foi morto. Amaia não conseguiu fugir e o vagabundo matou-a também.
Lísias, o pai de Amaia preocupado com a demora da filha foi ver se a encontrava, mas encontrou o corpo dela. Ficou tão triste que enlouqueceu.

Sem comentários:

Enviar um comentário