O Cantinho dos Curiosos

Agrupamento de Escolas nº1 de Portalegre - EB1 c/ JI de Assentos

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A nossa visita à nossa cidade - Portalegre










A nossa visita à cidade de Portalegre

No dia 18 de novembro fomos fazer uma visita guiada à parte mais antiga da cidade de Portalegre.
Fomos no autocarro da Câmara Municipal, acompanhados pela nossa professora e pela professora Vitorina da oficina MIL.
A visita começou junto à igreja do Calvário onde estava à nossa espera a Célia, que foi a guia. A Célia pertence à Fundação Robinson e é especialista em História e foi ela que preparou o roteiro da visita.
A Célia começou por distribuir umas pranchetas a cada um, com as folhas das tarefas e o guião da visita.
Do Calvário observamos a vista da cidade e vimos três monumentos: a Sé, o castelo e a fábrica Robinson.
Começamos a nossa visita no Calvário e passamos junto à estátua de D.João III e paramos no início da antiga Rua Direita e atual Rua 5 de outubro. Aí a Célia deu algumas explicações sobre o nome da rua.
Seguimos pela Rua Direita até à muralha do castelo e a Célia falou-nos das portas, em especial da porta da Poterna ou da Traição. Pintamos o percurso já feito, num mapa da cidade antiga.
 Entramos para a parte mais antiga da cidade por uma porta que existe na muralha. Depois saímos pela porta da Devesa, contornamos a muralha e fomos até ao Castelo. Visitamos o castelo e seguimos até à Sé. Na Sé observamos as capelas e em especial a capela principal com o altar-mor.
Saímos da Sé e seguimos em direção à fábrica Robinson, passando pela porta de Alegrete. Só observamos a fábrica da parte de fora, porque já não tivemos tempo. Ficou prometida uma visita só à fábrica.
Nesta visita aprendemos muitas coisas sobre a história da cidade de Portalegre. Foi uma visita muito interessante porque permitiu-nos entrar na máquina do tempo do passado de Portalegre.
Texto coletivo



Renata

2 comentários: