O Cantinho dos Curiosos

Agrupamento de Escolas nº1 de Portalegre - EB1 c/ JI de Assentos

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Que condutores!

Hoje fomos condutores por um dia. Pois é, os senhores polícias estiveram na nossa escola a explicarem-nos algumas regras de segurança e prevenção rodoviária. Tivemos a oportunidade de sermos condutores e fazermos um pequeno percurso, cumprindo as regras de segurança enquanto automobilistas. Os senhores polícias ofereceram-nos um boné e um jogo. Foi um experiência muito interessante e divertida.

Germinação dos feijões V ...

Os nossos feijoeiros não param de crescer! As condições para que se desenvolvam têm sido as ideais: luz, calor e água   suficientes. Hoje estivemos a observá-los e não é que desde sexta feira cresceram tanto! Os caules estão enormes e todos já têm folhas. O feijoeiro da Inês é o que tem o caule maior e também já tem muitas folhas.
Ora vejam:


sexta-feira, 23 de abril de 2010

Hora do conto - "Flicts"

No dia 22 de abril, fomos mais uma vez à Biblioteca Municipal de Portalegre assistir à Hora do Conto. Desta vez o professor Luis Ensinas  presenteou-nos com uma história muito engraçada "Flicts" de Ziraldo. O Flicts é uma cor que não tem lugar em lado nenhum, é uma espécie de castanho claro. Ninguém sabia o que tinha a cor Flicts, só os astronautas sabiam. Pois  ficamos a saber que a Lua tem a cor Flicts e só os astronautas que lá foram é que sabiam e partilharam connosco.
Ora vejam as fotos:


Germinação do feijão IV...

Os nossos feijões já germinaram e uma nova planta (feijoeíro) já se está a desenvolver. Hoje estivemos novamente a observar as nossas sementeiras e verificamos que os feijoeiros já têm caule. Afinal tínhamos razão, a seguir à raiz forma-se o caule. Alguns feijoeiros já têm os caules muito grandes. O feijoeiro da Inês já tem folhas.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Escrita criativa

No início do 3ºperíodo começamos a aprender os casos de leitura e a nossa língua tem tantos!...
O primeiro caso de leitura que aprendemos foi "rr".
A nossa professora contou-nos uma história baseada na lengalenga:

Arre burro para Loulé 
carregado de café.
(...)

Nós participamos na história e descobrimos novos locais para onde foi o burro e carregado de coisas diferentes. Assim inventamos uma nova lengalenga e descobrimos rimas:

Arre burrinho para Espanha
Carregadinho de castanha.

Arre burrinho para França
Carregadinho com uma balança.

Arre burrinho para Portalegre
Carregadinho de cara alegre.

Arre burrinho para Sousel
Carregadinho de mel.

Arre burrinho para Fronteira
Carregadinho com uma videira.

Arre burrinho para Alpalhão
Carregadinho de melão.

Arre burrinho para Caia
Carregadinho de papaia.

Arre burrinho para Alegrete
Carregadinho com um ramalhete.

Arre burrinho para para o Crato
Carregadinho com um prato.

Arre burrinho para Macau
Carregadinho de cacau.

Arre burrinho para Nisa
Carregadinho com uma camisa.

Arre burrinho para a Guiné
Carregadinho de café.

Arre burrinho para Angola
Carregadinho com uma bola.

Arre burrinho para Portugal
Carregadinho de sal.


         Alunos do 1ºB

Germinação dos feijões III ...

No dia 19 de abril registamos mais uma observação da nossa experiência. Verificamos que de alguns feijões estava a formar-se uma "coisa" esbranquiçada e que estava presa ao algodão. Estivemos a conversar sobre o assunto. Então chegamos à conclusão que é raiz da planta que se está a formar, pois é a primeira parte da planta que se forma, para que ela se possa  segurar.
Depois a nossa professora perguntou-nos: Qual será a parte da planta que se formará a seguir?
Nós dissemos que deve ser o caule. Será?! Vamos esperar para ver...

Germinação dos feijões II...

No dia 16 de abril estivemos a observar os nossos feijões e verificamos que alguns estavam maiores. Conversamos todos sobre o que tinha acontecido e chegamos à conclusão que as sementes em contacto com a água incham, quer dizer ficam maiores. Foi isso que aconteceu aos nossos feijões; pois como colocamos água no algodão eles começaram a inchar.

Germinação do feijão I...

No dia 14 de abril iniciamos uma experiência: germinação do feijão. Utilizamos copos de iogurte, algodão, feijões e água. Em cada copo de iogurte colocamos o algodão, água e os feijões e escrevemos o nosso nome numa etiqueta.
Todos os copos foram colocados no parapeito da janela da sala de aula para que os feijões recebessem a luz e o calor do sol.
Numa folha registamos a experiência e cada vez que houver alterações voltamos a registar.