O Cantinho dos Curiosos

Agrupamento de Escolas nº1 de Portalegre - EB1 c/ JI de Assentos

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Atividades de leitura

   O nosso gosto pela leitura tem vindo a crescer; pois ler é divertido. Ao final do dia costumamos ler para a turma livros que nós escolhemos. Na nossa sala de aula há muitos livros. Alguns são da nossa professora, outros trouxemos de casa e requisitamos outros livros na biblioteca da nossa escola. A  diversidade é muita.
   A Ana, o Marco e o Lino escolheram "O livros das sete cores" de Maria Alberta Menéres e António Torrado, para lerem à turma no final das atividades do dia. O livro é muito bonito; pois as personagens são as sete cores do arco-íris.




 A leitura continua...

Atividade na Biblioteca Escolar - fevereiro

   Todos os meses a professora bibliotecária Conceição Garcia propõe um atividade diferente na biblioteca da escola. A atividade do mês de fevereiro foi a escrita de uma história a partir de cartas que fazem parte de um material pedagógico chamado "Arca dos contos". A Professora Conceição Garcia começou por nos ler uma história escrita por meninos da nossa idade a partir da "Arca dos contos". Dividimo-nos em grupos e cada grupo inventou uma história a partir das cartas que foram distribuidas. Foi um bocadinho difícil começar; pois as ideias parece que não surgiam. Ao fim de alguma troca de ideias entre os elementos de cada grupo iniciamos a escrita das histórias que ficaram muitos bonitas e com muitas aventuras. 


 

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Plano Nacional de Leitura - " A girafa que comia estrelas"

  Hoje começamos a trabalhar o livro " A girafa que comia estrelas" de José Eduardo Agualusa  e fizemos várias atividades:
  Fizemos a antecipação da obra. A nossa professora apresentou-nos o livro, mas não mostrou o título todo e nós tivemos que dizer o que a girafa comia. Surgiram ideias muito engraçadas. Depois imaginamos como seria a história. Observamos a capa e a contracapa e preenchemos uma ficha de leitura. Começamos a leitura da história para a turma, mas não terminamos...

Continuando a trabalhar o" inverno"

    O inverno tem sido muito rigoroso e as nossas atividades sobre este tema têm continuado. Numa das aulas de Expressão Plástica estivemos a pintar um boneco de neve com aguarelas. Para alguns meninos foi a primeira vez que utlizaram estas tintas. Todos os bonecos ficaram muito bonitos e depois de colocados  no painel do inverno, este também ficou muito colorido. Gostamos muito de fazer esta pintura. 



Atividade na Biblioteca Escolar - janeiro

    No mês de janeiro tivemos mais uma atividade na biblioteca da nossa escola. A professora Conceição Garcia apresentou-nos um filme sobre a história "A meniana do mar" de Sopfia de Mello Breyner Anderson. Depois preenchemos uma ficha de leitura e fomos à internet prencher um texto com lacunas sobre a história. 




Casos de leitura II

    O "X" é uma letra muito complicada; pois pode ler-se de cinco maneiras diferentes e por  isso  foi o centro das atenções numa das nossas aulas de Língua Portuguesa. A nossa professora apresentou uma pequena história sobre os sons do "x" e ilustrada com uns cartazes para cada som. Fizemos um jogo  de palavras: a nossa professora distribuiu uns cartões com palavras com "x" e  tivemos que ler e colar no cartaz respetivo. Depois escrevemos uma lista de palavras que  aplicamos em frases.





Matemática divertida - contagens II

Numa das aulas de Matemática a nossa rotina de cálculo foi mais uma vez contagens. A nossa professora distribuiu uma ficha de trabalho com uma imagem de um canteiro de  flores e projetou-a no quadro. Tivemos que encontrar uma maneira rápida de contar as flores. Cada um de nós fez a contagem na folha de trabalho e depois fomos ao quadro apresentar para toda a turma. 

































































Dia dos Namorados

O Dia do Namorados foi na segunda-feira e nós não esquecemos esse dia. O nosso colega Marco fez-nos uma surpresa uns dias antes e escrevemos um texto coletivo sobre esse acontecimento:

A surpresa do Marco
Hoje quando chegamos à sala de aula tivemos uma surpresa. O nosso colega Marco trouxe-nos um cartão sobre o Dia de S.Valentim.
O Dia de S.Valentim é no dia 14 de fevereiro, mas o Marco antecipou-se porque é nosso amigo.
O cartão que o Marco nos ofereceu tem a forma de um coração e tem escrita uma frase sobre o amor. Cada cartão tem uma frase diferente. Todas as frases são bonitas.
Cada um de nós leu a sua frase para a turma.
Gostamos muito da surpresa. Obrigado Marco!