O Cantinho dos Curiosos

Agrupamento de Escolas nº1 de Portalegre - EB1 c/ JI de Assentos

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia Mundial da Árvore

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Árvore e por isso na sala de aula realizamos algumas atividades:
A nossa professora leu-nos um texto:


E se de repente as árvores falassem…
"Se as árvores falassem, elas teriam, com certeza, muito para dizer às pessoas.
Algumas pediriam que não as cortassem, outras pediriam aos seres humanos para pouparem papel, pois assim muitas seriam também poupadas.
Haveria árvores a queixarem-se que os seus donos não as regam e por conseguinte gritariam: " Dêem-me água por favor!"As árvores dos parques e dos jardins avisariam os meninos que poderiam brincar com elas, mas sem estragar os seus ramos, sem destruir os ninhos dos passarinhos, que nelas construíram, na altura da Primavera.
Se as árvores falassem, elas explicariam o porquê da sua existência, a sua grande importância para a vida humana no nosso Planeta. Por isso é que de vez em quando ouvimos dizer ao Homem: "O que seria de nós sem as árvores!"Se elas falassem, uma das medidas que tomariam de imediato era a de formar uma espécie de "Força da Natureza" de modo a assustar e castigar todos aqueles que estragassem, cortassem ou pusessem o fogo às florestas, a qualquer bosque, parque natural ou jardim. O castigo seria uma espécie de missão comunitária: obrigar a tratar das árvores todas que existissem na sua zona de residência, para eles perceberem e entenderem que é dever do Homem proteger e preservar as árvores.
Seria realmente muito bonito poder dialogar com as árvores, pois assim expor os seus problemas e poderíamos ajudá-las de forma a vemo-las sempre felizes.
Seria tão bonito ver as árvores a cantar, a dançar com os meninos no recreio da escola, a contar histórias sobre a sua vida ou as suas aventuras quando os meninos estivessem sentados junto ao seus troncos à sombra a fazer um piquenique.
Temos a certeza que se as árvores falassem, não haveria tanta poluição no mundo, elas conseguiriam descrever as suas dores, dizer o quanto é doloroso e, por vezes, até mortal o facto de respirar o fumo das chaminés das fábricas, dos escapes dos carros, dos incêndios...
Seria tão lindo, tão agradável se as árvores falassem..."
História da turma F do 3º e 4º ano da escola E.B.1 de Aguada de Cima, in Visão Júnior
Estivemos a conversar sobre o texto e sobre a importância das árvores e registamos:


Pintamos uma árvore, recortamos e colamos num cartaz. Escrevemos frases sobre as árvores à volta da árvore.









Sem comentários:

Enviar um comentário