O Cantinho dos Curiosos

Agrupamento de Escolas nº1 de Portalegre - EB1 c/ JI de Assentos

sábado, 27 de março de 2010

Os curiosos estão de férias!

Finalmente chegaram as férias da Páscoa. Bem precisamos porque durante o 2ºperíodo trabalhamos muito e precisamos descansar para recuperarmos energia para o final do ano letivo.
No dia 31 de março os nossos pais irão buscar as nossas avaliações. Estamos curiosos!
No dia 12 de abril estaremos de volta à escola.

sexta-feira, 26 de março de 2010

É Páscoa!

Estamos na Páscoa e esta época festiva lembra os ovos de chocolate,os coelhinhos,as amêndoas...
Na nossa sala de aula a Páscoa foi comemorada com algumas atividades. Fizemos desenhos,pintamos coelhinhos e uma cesta, escrevemos palavras sobre a Páscoa, lemos poesias do livro "Arca de Noé" de Luisa Ducla Soares e fizemos um lindo coelhinho. Como somos amigos do ambiente reutilizamos uma garrafa de água para os nossos coelhinhos. Trouxemos amêndoas e ovinhos de chocolate e fizemos um bonito embrulho. Ora vejam com ficaram bonitos os nossos coelhinhos:


segunda-feira, 22 de março de 2010

Matemática divertida - O dominó dos palhaços

Fizemos mais uma atividade de Matemática muito divertida. Trabalhamos a pares o dominó dos palhaços. Cada par tinha um jogo de dominó, uma folha do jogo e cada aluno tinha uma folha de registo.  A professora dizia uma quantidade e todos os pares tinham que colocar quatro peças do dominó no palhaço em que o total de pintas fosse a quantidade indicada pela professora. Cada par teve que explicar para a turma a solução que encontrou. Foi um jogo muito divertido!


Os animais domésticos e selvagens

Na área de Estudo do Meio andamos a trabalhar os animais e fizemos muitas atividades: conversamos sobre os animais que conhecemos, observamos muitos livros sobre animais e fizemos dois livros, um sobre os animais domésticos e outro sobre os animais selvagens.  Cada menino escolheu um animal selvagem e doméstico e a nossa professora tirou fotocópias de desenhos de todos os animais que escolhemos. Pintamo-los, colamos numa folha e ilustramos à nossa vontade. Escrevemos frases sobre os animais. Juntamos todos os trabalhos num livro gigante.
E que bonitos ficaram os nossos livros dos animais!
Eis o resultado final:
Livro dos animais selvagens



Livro dos animais domésticos


Plano Nacional de Leitura - O sapo apaixonado

Mais um livro que a nossa professora nos leu " O sapo apaixonado".É uma história muito bonita. Como só tínhamos  um livro a nossa professora apresentou um Powerpoint e todos gostamos muito. Fizemos várias atividades com esta história: fichas de leitura, desenhos e cartazes.
Ora vejam o slide show:


domingo, 21 de março de 2010

Visita à adega da Cabaça

No âmbito do ano Internacional da Biodiversidade, no dia 18 de Março fomos à Adega da Cabaça ver a plantação de uma videira. Tivemos oportunidade de observar a vinha  e de ouvir as explicações de uma senhora responsável pela Adega  Cooperativa de Portalegre sobre o cultivo da vinha e a produção de vinho. No final saboreamos um lanche oferecido pela Escola de Hotelaria e Turismo.


"O palhaço salva vidas" veio à escola

  No dia 17 de Março o senhor padre Marcelino presenteou-nos com uma história alusiva à Páscoa "O palhaço salva vidas" e tocou uma música na sua viola e ainda nos ofereceu amêndoas.


Leitura a par - pais, filhos e a escola

Está a decorrer o projeto "Leitura a par", que tem como objetivo incentivar o gosto pela leitura realizada em casa com familiares. Aderiram a este projeto os encarregados de educação das alunas Ana Sofia Nicolau, Bárbara Tavares, Ariana Pires e Renata Silva. Vejam mais aqui : http://beassentos.blogspot.com/2010_02_01_archive.html

sábado, 20 de março de 2010

Semana da leitura

Decorreu de 1 a 5 de março a semana da leitura. Foram várias as iniciativas na nossa escola nesta semana e com o objetivo de estimular o gosto pela leitura. Na nossa sala de aula também realizamos algumas actividades:
  • Fomos ao infantário "O ninho" e à sala da educadora Isilda apresentar a dramatização de "Todos no sofá". 
  • Os pais da Ana Sofia Nicolau presentearam-nos com duas histórias do "Livro com cheiro a chocolate" de Alice Vieira e até trouxeram um trabalho de Expressão Plástica sobre uma das histórias.
  • A mãe da Renata leu-nos a história preferida da sua filha "A casinha de bonecas".
  • A professora Maria José Falcão, da Escola José Régio veio à nossa sala com três dos seus alunos do ensino especial, a Marta, o Paulo e o Pedro que nos leram quadras escritas por eles sobre "Meninos de outros países" e até nos ofereceram uma camisola e um livro com as quadras.
  • A nossa professora leu-nos várias histórias escolhidas por nós.
Foi uma semana muito agradável, onde as boas práticas de leitura estiveram presentes.